Oque deve checar nos Pneus antes de viajar?
Nesta época do ano, cresce consideravelmente o número de veículos nas rodovias. Sendo assim, antes de colocar o carro na estrada, alguns cuidados com os pneus são fundamentais para evitar acidentes e garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo. Confira essas dicas que a Veloce peus selecionou de cuidados básicos dos pneus.
Alinhamento e balanceamento:
A indicação dos profissionais especializados é que deve ser realizado a cada 10 mil km. O mesmo vale para a medição e o ajuste da cambagem. Além de ser um importante item de segurança, o perfeito alinhamento e balanceamento garante um excelente comportamento dinâmico do veículo, preservando a vida útil dos pneus;
Rodízio:
Também colaborando na prevenção de desgastes irregulares, o rodízio é recomendado a cada 5 ou 10 mil km, de acordo com cada fabricante, e possibilita a correção de eventuais falhas mecânicas que podem resultar na deterioração do pneu. A prática garante que haja um desgaste por igual nos pneus.
Calibragem:
Rodar com o pneu abaixo da pressão correta desgasta as extremidades e exige mais esforço do motor, consequentemente o automóvel consome mais combustível e diminui a vida útil do pneu. Por isso é importante de calibrar os pneus a cada 15 dias. Para saber a calibragem correta para os pneus de seu carro basta consultar o manual do proprietário.
Outra dica muito importante é não deixar de calibrar o estepe. Pode ser que ele precise ser usado ao longo da viagem e é fundamental que esteja em condição segura de uso.
TWI:
Verifique o índice TWI, que permite saber se a vida útil do pneu está dentro do recomendado pela fábrica. Conforme o desgaste do pneu acontece, o indicador TWI vai ficando cada vez mais próximo do solo e quando alcança a banda de rodagem é o fim do seu uso.
Portanto, esteja sempre atento ao desgaste dos pneus e não deixe que se tornem “carecas”, ou seja, impróprios para circulação.,6 mm para carros de passeio. Abaixo disso, os riscos de acidentes pela redução da aderência serão maiores.
Bolhas:
Um pneu que apresente bolhas causadas por impactos contra buracos nas vias ou contra o meio-fio corre o risco de se romper a qualquer momento causando uma perda súbita de pressão do pneu. Nessas condições, o pneu fica inutilizado e deve ser substituído imediatamente.
Válvula:
Deve passar por uma análise visual, pois se estiver desgastada ou trincada pode causar o esvaziamento gradativo do pneu.
Estepe:
Lembre-se de checar seu estado e também de calibrá-lo corretamente, para que esteja em condições de usa-lo em uma emergência.
Agora, com os pneus em ordem, você pode pegar as malas e partir em uma viagem tranquila e segura. Boa viagem!